sexta-feira, 28 de agosto de 2009

RELATÓRIO DA ABERTURA E AULA INAUGURAL / IRAUÇUBA-CE


Diretora da Secretaria da Educação


Coordenadora do Gestar - Irauçuba

Apresentação de uma peça teatral
“A HISTÓRIA DA
GRANDE TORRE" de Augusto Cury,
por um grupo de a
lunos da Escola Paulo Bastos


RELATÓRIO DA ABERTURA E AULA INAUGURAL / IRAUÇUBA-CE

Abertura e Aula inaugural – 15/08/2009
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II
Coordenadora: Rogeane Maria Teixeira Viana
Formadora de Lí
ngua Portuguesa: Raquel Lopes Braga
Formador de Mate
mática: José Cleilson dos Santos

Período: Manhã
Horário: 07:00 ÀS 1
1:00 h


No dia 15 de Agosto, em Irauçuba-ce aco
nteceu no auditório da Escola de Ensino Fundamental Paulo Bastos a aula inaugural do Gestar II. Foram contempladas as escolas que têm os anos finais do Ensino Fundamental. Atendemos uma demanda de 14 escolas, onde temos 42 professores cursistas de Lingua Portuguesa e 26 professores cursistas de Matemática. O encontro estava sendo esperado com ansiedade, pois a divulgação do mesmo foi feito com grande êxito junto a emissora da rádio local. A Programação da aula inaugural foi simples, porém muito interessante. Contamos com a presença da Representante da Secretaria da Educação, Diretora Marian, Coordenadores e Diretores das escolas atendidas, formadores do Gestar II e cursistas. Demos inicio com um cooffe break. Logo em seguida fomos para o local onde iria acontecer a solenidade de abertura. Fizemos a formação da mesa com os convidados presentes e a entoação do Hino do Município. Em seguida houve uma apresentação de uma peça teatral “A HISTÓRIA DA GRANDE TORRE" d e Augusto Cury, por um grupo de alunos da Esco la Paulo Bastos. Dando continuidade, eu, Coordenadora Rogeane Maria Teixeira Viana fiz a apresentação através de slide do Programa GESTAR II para os cursistas. Foi passado também em slide uma mensagem de motivação, que tinha como tema: O GLADIADOR. Por fim encerramos com a palavra da Diretora da Secretaria da Educação professora Mariam Matos Lopes Barbosa onde a mesma frisou a importância do curso para o aperfeiçoamento dos professores de Língua Portuguesa e Matemática. Os cursistas foram orientados a se dirigirem as salas de aula, juntamente com cada formador onde foram distribuídos Kits de Material e os livros do GESTAR.

Foramador de Matemática - Cleilson



Foramadora de Língua Portuguesa - Raquel

Relatório do primeiro encontro do GESTAR II

Disciplina: Língua Portuguesa

Período: tarde
Horário: 13:00 às 17:00 h
Público Alvo: Professores de Língua Portuguesa de 6º ao 9º Ano
Local: Escola de Ensino Fundamental Paulo Bastos
Coordenadora do GESTAR II:
Rogeane Maria Teixeira Viana

Formadora: Raquel Lopes Braga

O primeiro encontro do GESTAR II no Município de Irauçuba foi muto proveitoso, pois tivemos a participação de todos os cursistas. A Professora Raquel fez uma dinâmica de apresentação acompanhada da Música: Eu sei que vou te amar, na versão de Franklin Dias. E pediu para cada cursista após ouvir a música associar o Cantor ao GESTAR que ninguém conhece e que cada um a medida que fosse se apresentando dissesse a mensagem que a música lhe passava, a escola que lecionava, a série e o último livro que cada um estava ou havia lido. Foi muito interessante e ao final cada um se cumprimentou dando as boas-vindas. Em seguida a professora apresentou os livros e a forma como iriam ser trabalhados e que iria começar pelo TP3. Ela apresentou a emenda da disciplina, a forma como iria acontecer as oficinas,como eles iriam ser Avaliados (desempenho do aluno e do professor), a certificação, enfim, explorou o Guia Geral. Em seguida ela apresentou o CRONOGRAMA das unidades que seriam trabalhadas (09 e 10) contendo os objetivos, procedimentos, leituras compartilhadas, material para oficina, slides a serem utilizados e atividades para casa. Dos textos das Unidades citadas ela trabalhou em sala com os cursistas: Fábula (Unid. 09) e Música (Unid.10) utilizando Slides e som. Depois dividiu a turma em grupos e cada grupo apresentou um Gênero Textual, que foram: Receita de Sucesso Escolar, Biografia de um dos membros do grupo, Entrevista, Cordel e Paródia. Finalizando a professora orientou os cursistas a Lição de Casa e o relatório das atividades escolhidas e que deveriam ser feitas com os alunos para apresentarem no encontro seguinte. Orientou também a utilização dos AAA versão do Professor e do Aluno.

Apresentação das Equipes -
Gêneros Textuais


Um comentário: