segunda-feira, 28 de setembro de 2009

AULA INAUGURAL DO GESTAR II - IBIAPINA CEARÁ





RELATÓRIO
AULA INALGURAL DO PROGRAMA GESTAR II

Foi realizada no dia 08 de agosto de 2009, às 8:00 horas no auditório da escola de E. I. E. F. Juvêncio Mendes da Rocha a aula inaugural do programa gesta II ( PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUA DA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II NAS DISCIPLINAS DE LINGUA PORTUGUESA E MATAMÁTICA), com uma acolhida aos professores em torno da oração do ´´ PAI NOSSO `` e apresentação de um texto musical de reflexão em slides, cujo tema é EU SÓ PEÇO A DEUS . O mesmo foi finalizado com um sábio texto de ´´Mahatma Gandhy ´´ SE EU PUDESSE DEIXAR PARA VOCÊS ...´´ Em seguida o secretário municipal de educação ( ALBERTO SABINO GOMES ) se pronunciou saldando os cursistas oficializando a aula sensibilizando os da importância do gestar na qualidade do ensino e consequentemente sobre o empenho de todas a fim de que o objetivo do programa seja atingido com eficácia e qualidade. Neste momento foi também apresentada a equipe constituída por um coordenador administrativo e pedagógico (Erilene Aragão de Carvalho) um formador de matemática ( Ricardo Geovane Melo Rodrigues),uma formadora de língua portuguesa ( Jacqueline de Brito César ).
Em seguida foi apresentada a estrutura do programa inserido no guia geral, através de slides, momento este, onde facultou-se à palavra para perguntas , ´´ tira dúvidas `` e questionamento sobre a logística de aulas presenciais e semipresenciais. A aparesentação ainda foi ilustrada com a abordagem de um vídeo ´´ CIDADE DOS HOMENS ´´ aprofundado teoricamente pelo formador Ricardo Geovane que fez uma rica explanação sobre a transposição didática a cerca do vídeo citado à cima. Após o momento de familiarização dos professores com os módulos dividimos os grupos de matemática e língua portuguesa. Permaneceu no auditório os cursistas de língua portuguesa e lá viajamos na riqueza da PT3 ( CADERNO DE TEORIA E PRÁTICA )a associação inseparável da teoria e prática conceituada de forma clara e objetiva, que se intensificou com a apresentação de um slide ´´ GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS: considerações necessárias de ( MARCUSHI – teoria sobre o tema.) ´´Os gêneros textuais transformam-se em instrumentos da ação social. A escola pode didatizar esse processo a fim de propiciar ao aprendiz um contato mais eficaz e mais adequado com a ação lingüística diária...``o referido texto serviu como subsídio para uma melhor
Compreensão do conteúdo ao mesmo tempo que representou uma esperança aos cursistas, esperança esta de levar aos educandos aulas de qualidade que propicie a capacidade interpretativa, elevação da auto-estima e desenvolvimento de habilidades autônomas.
Finalizamos nosso encontro ás 12 horas com a distribuição das atividades de casa do cursista e posteriormente as oficinas e atividades das AAA ( ATIVIDADE DE APOIO À APRENDIZAGEM )a serem aplicadas em sala de aula.

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