quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Gestar II florescendo em Hidrolândia

Relatório da 2ª Oficina do Gestar II em Hidrolândia


Gestar II em Hidrolândia-Ce

Programa Gestão da Aprendizagem – Gestar II

Formadora De Língua Portuguesa: Antonia Elizete Amâncio Araújo

No dia 12 de setembro de 2009, foi realizada a 2ª oficina do Gestar II no município de Hidrolândia na Escola Adail Freitas marinho, E.M.E.F, com duração de 6h.

Iniciou-se com a mensagem em slide “Será que sua vida é tão ruim assim?”. Após reflexão desta foi feito a retomada do encontro anterior, relembrando a concepção do Programa, como também os professores cursistas relataram as dificuldades e os avanços durantes os estudos de grupo e a transposição didática. Logo após deu-se início ao estudo das Unidades 09 e 10 do caderno de Teoria e Prática-TP3, que tem como temas: Gêneros Textuais: do intuitivo ao sistematizado e Trabalhando com Gêneros Textuais, cada unidade está subdividida em três seções, as quais foram trabalhadas em forma de Oficinas Pedagógicas, onde a turma foi dividida em seis grupos e cada um trabalhou uma dessas seções. Além dos temas das unidades foram abordados assuntos relevantes como os Descritores de Língua Portuguesa e os PCNS.

Os grupos discutiram entre si, buscando compreender o assunto, colocando as idéias e sugestões. Em seguida foi aberto um debate entre os grupos, onde cada um pode expor suas opiniões e conhecimentos adquiridos no estudo.

Houve bastante questionamento, permitindo dessa forma que os professores cursistas pudessem tirar dúvidas. Foram feitos os encaminhamentos, nos quais fazem parte o portfólio e o Memorial, como também Lição de Casa e estudo do texto Ampliando nossas de referências. Para a produção do portfólio e do Memorial foi entregue material com explicações.

Ao término do encontro foi feito a dinâmica “Vencendo obstáculos”, com objetivo de mostrar que sem conhecimento, persistência e atitude, torna-se mais difícil contornar os obstáculos encontrados em nossa trajetória de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário