segunda-feira, 28 de setembro de 2009

relatóris das formações de língua portuguesa em ibiapina


SEXTA-FEIRA, 21 DE AGOSTO DE 2009

2ª AULA PRESENCIAL COM OS PROFESSORES
DE LÍNGUA PORTUGUESA DO PROGRAMA GESTAR II

Comunicamos nossa oficina com uma acolhida e uma oração apresentada em forma de slide, depois começamos nossas atividades com relatos dos professores comentando sobre as atividades do AAA 3 aplicadas em sala de aula e as atividades Avançando na Prática. Estudamos algumas teorias de gêneros textuais e as situações sociocomunicativa que os define. Foi um encontro de intenso estudo e troca de experiência através dos relatos de cada professor e a constatação da riqueza do conteúdo estudado na TP3, onde nos dividimos em grupo e estudamos detalhadamente os conteúdos e textos das unidades 11 e 12. Cada grupo ficou responsável por uma seção inclusive as atividades escritas e sínteses que foram socializadas com sucesso os trabalho feito em grupo e apresentado na plenária geral. As equipes ainda ficaram incubidas de realizarem uma produção textual diversificada e o resultado foi um encantamento textual com receitas, literatura de cordel, contos, paródias e outros. A apresentação dos grupos foi um show de conhecimento textual, aprendizado e qualidade profissional. Segue alguns exemplos produzidos pelos grupos.
Um conto cujo tema é “A Escolha”, apresentado pelos professores (as): Averlândia, Ana Célia, Aparecida, Fernando e Samara.

A escolha

O professor de Língua Portuguesa visitou a sala de aula e viu os alunos dispersos e sem produtividade.
Pensou: ___Aplicarei as atividades propostas pelo Gestar II e para isto precisaria de dois gêneros textuais: o conto é a seguinte: Em sua defesa, o conto disse:
- Sou melhor e mais eficiente porque, em poucas linhas, trago a minha mensagem sem desvios ou explicações mais gerais.
Já a crônica em sua defesa diz do cotidiano, trazendo mais veracidade e honestidade aos fatos a serem narrados.
Diante disto, o professor escolheu os dois gêneros textuais em discussão.





Receita apresentada pela equipe 1: Micaela, Eclesier, Dalvayone, Jandeline e Cristina.
Receita 1 Gestar II

Ingredientes:

17g de alunos
10g de pesquisa
50g de aprendizagem
20g de prazer
90g de dedicação
05g de estudo em grupo
100g de professor

Modo de fazer

Junte toda a aprendizagem adquirida nas 17g de livros, acrescente 10g de pesquisa, junte com as 5g de estudo em grupo. Por último misture o prazer com os 90g de dedicação dos professores.
Leve a sala de aula, aplicando parcialmente com os alunos e acrescente a gosto uma pitada de paciência.
Tempo de preparo: Um ano bem aproveitado. Uma porção para cada aluno.

Receita apresentada pela equipe 2: Vanessa, Wlisses, Adellyanna, Edivânia e Fátima.

Receita 2 Gestar II

O bolo de gestar

Ingredientes:

42 kg de professores
19 porções de livros
1 xícara de portifólio
25 porções de alunos
10 xícaras de dedicação
15 xícaras de estudo em grupo
23 copos de estudo em domicílio

Algumas pitadas de relatório
Algumas porções a gosto de aprendizagem


Modo de preparar

Junte os professores, a dedicação, os livros, os estudos em grupos e estudos em domícilio, os alunos e prepare as oficinas, em seguida para a cobertura, junte a porção de portifólio, as pitadas de relatórios e as porções de aprendizagem.

Tempo de preparo: 1 ano

Paródia apresentada pela equipe: Lucielma, Zezé, Mônica, Antonio Francisco e Franzé.
Adaptação da música “O trem das onze”.


Não posso ficar
Nem + 1 minuto sem o gestar
Sinto muito educador
Sem ele não dá

Traz interação
Se eu perder essa, chance
Que me oferece a educação
Só em outra situação

E, além disso, professor
Tem outras coisas
Meus alunos não param de perguntar
Sou cidadão
Quero melhorar minha instrução
E é só com o gestar

E é só com o gestar
Que se melhora a educação
Saiba educador
Sem você não dá

Juntos, comemorar
A educação do município
Está na hora de avançar
E é somente com o gestar

Poesia em cordel com o grupo: Luzirene, Regina Célia, Douglas e Paulo Luciano

Gestar

Chegou em Ibiapina
Um curso espetacular
Coordenado por Erilene e Jacqueline
Cujo nome é Gestar

É um grande número de livros
Com tanta informação
O tempo atropelado
E o professor faz a lição

Os encontros são animados
As tarefas são cumpridas
A turma interessada
E toda a sala reunida

Tem um tal de portifólio
Para o professor realizar
Cobram uma certa memorial
E uma mala para carregar

Depois de um dia trabalhando
O professor pensa que vai
Chega a noite já cansada sentar
E o Gestar tem de acompanhar

Após o tempo de estudo
O professor apressado está
Quer assistir a novela das 8
E finalmente descansar.









SÁBADO, 05 DE SETEMBRO DE 2009.



3ª AULA PRESENCIAL DO GESTAR II


A realização da 3ª aula foi ainda sobre a oficina 6ª TP3 – Unidade 12 iniciada com uma acolhida, neste momento foi propiciado: reflexão sobre o slide com o tema atritos em seguida uma reflexão geral sobre o estudo da TP3 uma síntese geral, com o relato das experiências, foram surgindo também perguntas e angústias e críticas de alguns professores como: Por que iniciamos com a TP3 e não com a TP1, pois em alguns temas apresenta algo escrito que depende de assuntos das TPS 1 e 2? Por que não tem material para cada aluno? Algumas perguntas foram esclarecidas possivelmente outras eram de cunho administrativo. Depois do momento de criticidade tivemos um momento de estudo teórico apresentado em “Slides” com a transposição didática sobre letramento e suportes textuais. Houve ainda um rico momento para a troca de experiência sobre as atividades. Avançando na prática, através do relato dos professores contando suas experiências, suas expectativas, suas dificuldades e também os sucessos. Em seguida reuniu-se os grupos a fim de revisarem as unidades 9,10,11 e 12 da TP3, distribuídos por seções. A cada equipe ficou a incumbência de apresentar uma síntese, a leitura de um texto e uma atividade escrita. Mais uma vez, foi falado sobre a responsabilidade dos estudos domiciliares, da aplicação das atividades AAA em sala, aulas e dos relatos pessoais para a construção do portifólio individual e conseqüentemente com o objetivo principal, ou seja, a qualidade no ensino de língua portuguesa na fundamental II. Finalizou-se com a socialização dos trabalhos em grupo e agenda da próxima oficina.





Nenhum comentário:

Postar um comentário