sexta-feira, 31 de julho de 2009
























2º encontro do Gestar II – 31/07/09
Língua Portuguesa
Coordenadora Pedagógica: Tereza Maria Monteiro Vasconcelos
Formadora: Maria Vera Lúcia Pereira

Identificação
Unidade
Objetivo
TP3
Unidade 9
· Identificar diferenças e semelhanças na organização de textos utilizados em diversos contextos de uso lingüístico;
· Relacionar gêneros textuais com competência sociocomunicativa;
· Identificar características que levam à classificação de um gênero textual;

Unidade 10
· Distinguir características de gênero literário e de gênero nãp-literário;
· Caracterizar gênero poético, de acordo com a função estética da linguagem;
· Caracterizar uma das formas de realização do gênero poético: o cordel.

Estratégias
1º Momento: Refletindo – música o princípio do prazer
· Distribuição da letra, (papéis de cores diferentes para divisão dos trabalhos em grupo) ler a poesia, cantar, interpretação: idéias interessantes, tema, razões porque gostaram, ou não, da canção.
2º Momento: Conhecendo o gestar:
· Formação continuada em serviço para professores e formadores pág 16 – Guia geral;
· Sistema de avaliação, pág 17 – Guia geral
· Ementa do caderno de teoria e prática - TP – pág. 27
· Estruturas do caderno de Língua Português – pág. 44
3º Momento: trabalhando em grupo:
Grupo 1 – Fazer a biografia de um dos membros do grupo.
Grupo 2 – Fazer uma receita (bolo, comida, etc) e uma receita de sucesso do Gestar
Grupo 3 – Fazer análise dos textos págs. 64, 65, 66 – TP3 atentando para os seguintes questionamentos: conteúdo temático, finalidade, quem são seus leitores.
Grupo 4 – Análise da música “Construção” TP3, págs 71 e 72
Grupo 5 – Análise do texto “Satanás trabalhando na roça de São Pedro” – TP3, pág. 76.
4º Momento – apresentando os trabalhos.
5º Momento: Planejando
Os professores cursistas farão o planejamento das aulas das Unidades 09 e 10 para serem aplicados na sala de aula.
OBS.: Cada professor deverá escolher uma das atividades propostas nessas duas unidades sob o título de Avançando na prática, oriente sua aplicação para a realidade de sua sala de aula e relate como se deu essa experiência, seguindo as orientações do TP3, pág. 191. Trazer por escrito.

6º Momento: encerramento

Professores Cursistas:
1) Ana Claudia Silva
2) Ana Cristina Pinheiro Martins
3) Andréia Martins Melo
4) Antonia Célia Ximenes Melo
5) Antonia Noélia R. Melo
6) Edite Ponte Farias
7) Evilaza Alves Ximenes
8) Francisca Clene Paiva Melo
9) Francisca Edilene Melo
10) Maria da Conceição Alves Aguiar
11) Maria Edmirtes Mendes Rodrigues
12) Paula Missilene A. Lima
13) Raimunda Eliete Melo
14) Rosângela Ponte dos Santos
























Um comentário:

  1. OLÁ EQUIPE ONDA!
    NOSSA TURMA ESTÁ CADA VEZ MAIOR E MELHOR!!!!
    PARABÉNS PELAS ATIVIDADES.
    SUCESSO A TODOS
    ABRAÇOS ONDULADOS
    TÂNIA GOMES

    ResponderExcluir