quarta-feira, 19 de agosto de 2009

RELATÓRIO DA 1ª FORMAÇÃO DO GESTAR II EM GROAIRAS


RELATÓRIO 1ª FORMAÇÃO DO GESTAR II


DATA: 31/07/2009
HORÁRIO: 07:00 ÀS 11:00 h
PÚBLICO ALVO: PROFESSORES DE PORTUGUÊS E MATEMÁTICA DO 6º AO 9º ANO
LOCAL: ESCOLA JULIA ELIZA FARIAS
COORDENADORA DO GESTAR: TEREZA MARIA MONTEIRO VASCONCELOS

A 1ª formação do GESTAR II no Município de Groaíras aconteceu de forma bastante satisfatória, pois contou com a participação de todos os professores cursistas.
As aulas de Português, muito bem trabalhadas sobre a Coordenação da formadora Maria Vera Lúcia Pereira teve os seguintes procedimentos:

Identificação
Unidade
Objetivo
TP3
Unidade 9
· Identificar diferenças e semelhanças na organização de textos utilizados em diversos contextos de uso lingüístico;
· Relacionar gêneros textuais com competência sociocomunicativa;
· Identificar características que levam à classificação de um gênero textual;

Unidade 10
· Distinguir características de gênero literário e de gênero nãp-literário;
· Caracterizar gênero poético, de acordo com a função estética da linguagem;
· Caracterizar uma das formas de realização do gênero poético: o cordel.

Estratégias
1º Momento: Refletindo – música o princípio do prazer
· Distribuição da letra, (papéis de cores diferentes para divisão dos trabalhos em grupo) ler a poesia, cantar, interpretação: idéias interessantes, tema, razões porque gostaram, ou não, da canção.
2º Momento: Conhecendo o gestar:
· Formação continuada em serviço para professores e formadores pág 16 – Guia geral;
· Sistema de avaliação, pág 17 – Guia geral
· Ementa do caderno de teoria e prática - TP – pág. 27
· Estruturas do caderno de Língua Português – pág. 44
3º Momento: trabalhando em grupo:
Grupo 1 – Fazer a biografia de um dos membros do grupo.
Grupo 2 – Fazer uma receita (bolo, comida, etc) e uma receita de sucesso do Gestar

Grupo 3 – Fazer análise dos textos págs. 64, 65, 66 – TP3 atentando para os seguintes questionamentos: conteúdo temático, finalidade, quem são seus leitores.
Grupo 4 – Análise da música “Construção” TP3, págs 71 e 72
Grupo 5 – Análise do texto “Satanás trabalhando na roça de São Pedro” – TP3, pág. 76.
4º Momento – apresentando os trabalhos.
5º Momento: Planejando
Os professores cursistas farão o planejamento das aulas das Unidades 09 e 10 para serem aplicados na sala de aula.
OBS.: Cada professor deverá escolher uma das atividades propostas nessas duas unidades sob o título de Avançando na prática, oriente sua aplicação para a realidade de sua sala de aula e relate como se deu essa experiência, seguindo as orientações do TP3, pág. 191. Trazer por escrito.

Na sala de Português compareceram as seguintes professoras:
Professores Cursistas:
1) Ana Claudia Silva
2) Ana Cristina Pinheiro Martins
3) Andréia Martins Melo
4) Antonia Célia Ximenes Melo
5) Antonia Noélia R. Melo
6) Edite Ponte Farias
7) Evilaza Alves Ximenes
8) Francisca Clene Paiva Melo
9) Francisca Edilene Melo
10) Maria da Conceição Alves Aguiar
11) Maria Edmirtes Mendes Rodrigues
12) Paula Missilene A. Lima
13) Raimunda Eliete Melo
14) Rosângela Ponte dos Santos

Com relação as aulas de Matemática, a formadora Francisca Roseni Melo Rodrigues, muito bem trabalhou, fazendo, no primeiro momento, uma reflexão sobre a música “O princípio do prazer”, com distribuição da letra e depois fazendo a interpretação. No 2º momento, foi feito uma leitura de algumas páginas do Guia Geral do GESTAR II, foram feitas algumas atividades do AAA1,versão do professor, e planejadas algumas atividades do AAA1 versão do aluno.
Depois de desenvolvidas todas as atividades a professora formadora distribuiu algumas mensagens de auto-estima.

Na sala de Matemática contamos com a presença dos seguintes professores:
FRANCISCO DANIEL XIMENES ALBUQUERQUE
RAIMUNDA AURENI FARIAS VIANA
MARCELIA MELO PRADO
BRUNA ALVES SABOIA XIMENES
ARLÉCIA ALBUQUERQUE MELO

Todo este maravilhoso trabalho, teve como apreciadores, a equipe do GESTAR do Município de Coreau, que abrilhantou a formação com sua ilustre presença.
Diante do êxito obtido neste primeiro momento, passamos a acreditar mais ainda que o GESTAR, será para o nosso município mais um caminho a seguir na busca de uma educação de qualidade e esperamos ter contribuído não só com a aprendizagem de nossos professores, mas também de nossos visitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário