quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

ANÁLISE DA POESIA

COORDENADORA DO PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR- GESTAR II DO MUNICÍPIO DE MORAÚJO.
MARIA DE FÁTIMA FERNANDES ARAÚJO


POESIA

A LUCIDEZ PERIGOSA

CLARICE LISPECTOR

Estou sentindo uma clareza tão grande
Que me anula como pessoa atual e comum;
É uma lucidez vazia, como explicar/
Assim como um cálculo matemático perfeito
Do qual, no entanto não se precise.

Estou por assim dizer
Vendo claramente o vazio.
E aquilo que entendo:
Pois estou infinitamente maior que eu mesma,
E não me alcanço.
Além do que:
Que faço dessa lucidez?
Sei também que esta minha lucidez
Pode-se tornar o inferno humano
-já me aconteceu antes.


Pois sei que
-em termos de nossa diária
E permanente acomodação
Resignada a irrealidade
-essa clareza de irrealidade
é um risco.

Apagai, pois, minha flama, Deus,
Para viver os dias.
Ajudai-me a de novo consistir
Dos modos possíveis.
Eu consisto,
Eu consisto,
amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário