sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II
Tutora: Tânia Maria Borges Gomes Dassow Dias
Formadores: Elienai Rodrigues Bento / Francisco Xavier Alves Nunes
Disciplina: Língua Portuguesa
Município: Viçosa do Ceará

RELATÓRIO DA AULA INAUGURAL

Somos conhecedores de que existem fatores diversos que dificultam o desempenho de tarefas voltadas à formação contínua. Dificuldade essas de natureza física, humana e naturalmente financeira que obstaculizam o desejável sentido de atender as necessidades de formação e o de aceitação de programa novo que por sua é sempre temido, por acharem muitas vezes que poderão em vez de facilitar, dificultar mais ainda aprendizagem. Porém quando engajados nesses programas essa visão de que não poderá contribuir desaparece e o gosto e envolvimento nas ações se expandem.
Desde que aderiu ao programa o município de Viçosa do Ceará sentiu que este Programa Gestão de Aprendizagem Escolar – GESTAR II, muito iria contribuir para a aprendizagem de nossos alunos, bem como melhorar a formação dos professores que iriam adquirir maiores conhecimentos e modos diferentes de aplicarem as atividades junto aos seus alunos.
A aula inaugural aconteceu dia 11/08/2009 com a presença da Secretária de Educação, diretores, coordenadores pedagógicos e professores futuros cursistas, no Auditório do Patronato Tenente Ângelo de Siqueira Passos na referida cidade, perfazendo um total de aproximadamente 200 pessoas. Neste momento tivemos a fala da Secretária Andréa Santos Fontenele Rocha, da coordenadora pedagógica do Gestar II do município e dos formadores. A coordenadora pedagógica do Gestar II, explicou e demonstrou através de slides toda a estrutura do curso e sua composição material. Em seguida foi realizada a inscrição oficial dos futuros participantes do programa.
Os cursistas foram informados datas prováveis de cada encontro e os dias em que aconteceria cada encontro, já ficando marcado a data e local da primeira aula que e a entrega de material. Encerrados os trabalhos analisamos que os interessados demonstraram muitas expectativas e curiosidades.

RELATÓRIO GERAL - GESTAR II

Hoje vivemos um momento de mudanças educacional que se caracterizam pela valorização do docente, onde este precisa ser encorajado a usar de sua inspiração e criatividade para ampliar seus saberes tornando-os mais autônomos, íntegros e com maior responsabilidade.
O Gestar II como sendo um Programa de Formação Continuada para professores dos anos finais do ensino fundamental, veio de encontro aos anseios e necessidades dos professores da rede pública municipal de Viçosa do Ceará, pois há tempos que estes sentiam necessidades de cursos que contribuíssem para seu crescimento pessoal e profissional.

Tendo seus objetivos voltados à melhoria do processo ensino-aprendizagem, para o aperfeiçoamento da autonomia do professor na sua prática pedagógica e para o desenvolvimento de um trabalho baseado em habilidade e competências, seus conteúdos contribuirão para o crescimento profissional de cada professor e para a melhoria da aprendizagem de seus alunos com aulas que os estimularão o gosto pela leitura.

Sendo realizado por meio de uma formação de reflexão sobre questões teórico-práticas por meio de estudos semipresenciais, facilita para os professores que passam a ter oportunidade de realização de estudos em momentos presenciais e à distância. Seus encontros para estudos presenciais são de grande valor, visto que sua metodologia apresenta aulas dinâmicas, inovadoras e prazerosas e que conduzem sugestões e encaminhamentos para a aplicação das atividades em suas salas de aulas.

Dentro da área de língua portuguesa seus conteúdos visam propiciar aos alunos o desenvolvimento das habilidades de compreensão, interpretação e produção dos mais variados textos, tornando-os cidadãos conscientes capazes de expressar-se criticamente em relação à sociedade em que estão inseridos introduzindo a apreciação a diversas culturas letradas.


Os nossos encontros presenciais têm acontecido quinzenalmente com uma turma na quinta-feira à noite com 23 cursistas e outra no sábado pela manhã com 30 cursistas. Nesses encontros tiramos dúvidas dos cursistas estudamos e revisamos o material dos TPs bem como refletimos sobre as atividade dos AAAs.
Temos os momentos de discussão onde cada cursista relata como os trabalhos estão acontecendo em sua escola, falando de suas dificuldades e acertos e o que tem melhorado na aprendizagem do aluno a partir da implantação desse programa. Também encaminhamos outras sugestões de atividades didáticas que possam contribuir na aprendizagem dos alunos.
Estamos convictos de que as competências de caráter pedagógico junto ao conjunto de ações oferecidas estão promovendo partilha de saberes, envolvimentos maiores nos trabalhos e melhoria na aprendizagem, tanto dos alunos como na prática de seus professores, pois os relatórios apresentados têm mostrado resultados significativos nos resultados de aprendizagem.

RELATÓRIO DO FORMADOR

Formadores: Elienai Rodrigues Bento / Francisco Xavier Alves Nunes
Município: Viçosa do Ceará
Turmas: “A ” , “B” “C” e “D”
Número do encontro: 01
Datas: 20 e 22/08/2009
Horário: 18:00 às 22:00 (QUINTA) 7:30 ás 11:30 (SÁBADO)
Número de cursistas: 44(QUINTA) e 52 (SÁBADO)


Como sendo o primeiro encontro de cada turma, visto que a aula inaugural teve esclarecimentos de forma mais global, neste momento foi entregue o material a cada cursistas; realizada uma breve apresentação de toda sua composição deixando a cada cursista a curiosidade e o desejo de explorá-lo de modo bem aprofundado e que pudessem concluir de que muito irá contribuir para a aprendizagem dos seus alunos.
Neste momento os cursistas demonstraram preocupação e muitas expectativas em relação ao curso.
Seus maiores questionamento foi em relação ao número de atividades propostas para aplicação na sala de aula com os seus alunos.
As primeiras atividades do TP3 foram dirigidas à aplicação com os cursistas, bem como solicitado que fizessem leitura do material para maiores esclarecimentos de sua estruturação.
Para maior aprofundamento do curso foi sugerida a leitura aprofundada do Guia Geral, para melhor compreensão de todo o conteúdo a ser estudado decorrer do curso. Todos mostraram interesse, empenho e compromisso na execução das atividades aplicadas.


RELATÓRIO DO FORMADOR

Formadores: Elienai Rodrigues Bento / Francisco Xavier Alves Nunes
Município: Viçosa do Ceará
Turma: “A ” , “B” , “C” e “D”
Número do encontro: 02
Datas: 03 e 05/09/2009
Horário: 18:00 às 22:00 (QUINTA) 7:30 ás 11:30 (SÁBADO)
Número de cursistas: 44(QUINTA) e 52 (SÁBADO)


Neste segundo encontro iniciou-se ouvindo os professores que questionaram a quantidade de atividades sugeridas e que os alunos tiveram dificuldades de resolvê-las por serem diferenciadas das rotineiras. Porém, pôde-se perceber que eram impactante por se tratar de um programa novo. Foi feito uma nova orientação quanto às atividades a serem aplicadas nas salas de aula. Também foi realizado um aprofundamento dos estudos da TP3 e revisão das aulas do AAA3.
Reforçou-se a questão da interdisciplinaridade e a forma de trabalhar essas aulas de forma criativa e estimulante. Mais uma vez foi enfatizado os objetivos deste curso quanto a intenção de melhoria da aprendizagem dos alunos e auxílio que ela dará aos professores para ajudá-la aos alunos no seu processo de leitura e escrita.
Este momento de discussão e questionamentos já era esperado, visto que tudo que é novo causa impacto e gera discussões. Mas o que se observou foi que houve compreensão de toda estrutura e funcionamento do curso, os professores demonstraram está compreendendo que este curso certamente irá contribuir muito para vida pessoal e profissional e que certamente irá produzir resultados satisfatórios na aprendizagem dos seus alunos.



RELATÓRIO DO FORMADOR

Formadores: Elienai Rodrigues Bento / Francisco Xavier Alves Nunes
Município: Viçosa do Ceará
Turma: “A ” , “B” , “C” e “D”
Número do encontro: 03
Datas: 17 e 19/09/2009
Horário: 18:00 às 22:00 (QUINTA) 7:30 ás 11:30 (SÁBADO)
Número de cursistas: 44(QUINTA) e 52 (SÁBADO)


Quando questionados sobre a aplicação das atividades e aceitação pelos alunos, já percebeu-se mais alívio e maior compreensão.
Os questionamentos ocorreram apenas em relação as dificuldade de escrita e leitura que alguns alunos apresentam, mas quanto ao curso já estava contribuindo para a melhoria da aprendizagem.
Além do material apresentado nos livros do Gestar II sempre é trabalhado nos encontros presenciais atividades com a utilização de textos diferenciados que deverão ser em executados com os alunos em sala de aula.
Por se tratar de assuntos já bastante debatidos em sala de aula, o assunto de sequências tipológicas foi bem discutido e analisado pelos cursistas.
Neste encontro os cursistas já demonstraram integração total com o material fazemos elogios e relatando as melhorias.


RELATÓRIO DO FORMADOR

Formadores: Elienai Rodrigues Bento / Francisco Xavier Alves Nunes
Município: Viçosa do Ceará
Turma: “A ” , “B” “C” e “D”
Número do encontro: 04
Datas: 08 e 09/10/2009
Horário: 18:00 às 22:00 (QUINTA) 7:30 ás 11:30 (SÁBADO)
Número de cursistas: 44(QUINTA) e 52 (SÁBADO)


Estudando os gêneros textuais e as seqüências tipológicas, teve-se nesse encontro alguns questionamento e exemplos sobre variados gêneros bem interessantes e que poderão ser utilizados em sala de aula.
Quando discutido os diversos gêneros textuais os cursistas apresentaram dúvidas entre os gêneros propaganda e anúncio, mas voltado ao AAA3 em algumas atividades esse assunto foi esclarecido.
Foi realizado neste encontro a 2ª oficina envolvendo gêneros e tipologias textuais, com apresentações e sugestões de atividades bem criativas e diversificadas.
Como nos demais encontros foi aplicada a ficha de avaliação da oficina, para que se possa analisar como os trabalhos está sendo desenvolvidos e em que precisamos melhorar.
Os encaminhamos e questionamentos sobre letramento, que seria o tema do próximo encontro, foram feitos da seguinte forma: através da reflexão destas frases: SOMOS TODOS LETRADOS OU VIVEMOS NUM PAÍS LETRADO? Os cursistas pudessem enfatizar o letramento no seu cotidiano de formas mais variadas.

RELATÓRIO DO FORMADOR


Formadores: Elienai Rodrigues Bento / Francisco Xavier Alves Nunes
Município: Viçosa do Ceará
Turma: “A ” , “B” “C” e “D”
Número do encontro: 05
Datas: 22 e 24/10/2009
Horário: 18:00 às 22:00 (QUINTA) 7:30 ás 11:30 (SÁBADO)
Número de cursistas: 44(QUINTA) e 52 (SÁBADO)



Discutindo a língua falada e a escrita ainda é possível ouvir relato de professores que enfrentam dificuldades com seus alunos por viverem em comunidades que usam linguagem com muitos erros gramaticais e que acabam levando para a escrita. Também a outros que não buscam melhorar sua escrita quanto à coerência e coesão, que debateram os vícios lingüísticos existentes nas comunidades em que atuam e comentaram o uso incorretos de propagandas já vista pelas ruas.
O questionamento levantado foi apenas a dificuldade que enfrentam no dia a dia para melhorar os hábitos de leitura e escrita de seus alunos.
Algumas sugestões foram apresentadas como orientações de melhoria para seus alunos nas suas produções e comentado da necessidade de devolverem mais atividades de leitura para que possam criar o hábito de ler com prazer.
Baseado na atividade realizada no encontro onde cada um fez um relato de como aprendeu a ler, foi sugerido que os professores aplicassem a mesma atividade com os alunos.
Foi realizada neste encontro a leitura de textos onde havia a troca de letras por números para testar a capacidade de leitura que possuímos. Também foi entregue outros para serem utilizados nas aulas. Ainda foi feito à aplicação de atividades de produção diversas nos grupos usando os diversos gêneros textuais.


RELATÓRIO DO FORMADOR

Formadores: Elienai Rodrigues Bento / Francisco Xavier Alves Nunes
Município: Viçosa do Ceará
Turma: “A ” , “B” “C” e “D”
Número do encontro: 06
Datas: 05 e 07/11/2009
Horário: 18:00 às 22:00 (QUINTA) 7:30 ás 11:30 (SÁBADO)
Número de cursistas: 44(QUINTA) e 52 (SÁBADO)

Neste encontro foi discutido e estudado a Unidade 14 do TP4 que trata dos significados do texto, dos objetivos da leitura com suas expectativas e escolhas textuais e dos conhecimentos prévios que interferem na produção textual. As atividades realizadas com os cursistas foram bastante proveitosas, pois através da pratica das atividades sugeridas neste TP pôde se ver o conhecimento prévio que cada cursista tem de determinados textos; a importância de se trabalhar o significado do texto dentro da sala de aula e reconhecer que a escola precisa trabalhar a leitura de forma diversificada para despertar nos alunos o gosto pela leitura.
Os cursistas atuaram de forma satisfatória nos trabalhos de grupo, dando sugestões de atividades diversificadas para se trabalhar a leitura. Na realização desta oficina através do poema cidadezinha Qualquer, diversas maneiras de explorá-lo foram sugeridas para se fazer a leitura de forma prazerosa. Foi trabalhado ainda com textos enigmáticos para demonstrar a capacidade que cada um tem de ler textos escritos de formas diversas.
Como meio de incentivar a leitura também do professor foi feito sorteio de livros dentre os cursistas. Apresentaram-se os vídeos: Cidade dos Homens; A vogal “i” quer ir embora e Ler devia ser Proibido, com o objetivo de mostrar que é necessário considerar a realidade do aluno, a importância da leitura e também como forma de descontração para a turma.


RELATÓRIO DO FORMADOR

Formadores: Elienai Rodrigues Bento / Francisco Xavier Alves Nunes
Município: Viçosa do Ceará
Turma: “A ” , “B” “C” e “D”
Número do encontro: 07
Datas: 19 e 21/112009
Horário: 18:00 às 22:00 (QUINTA) 7:30 ás 11:30 (SÁBADO)
Número de cursistas: 44(QUINTA) e 52 (SÁBADO)


A Unidade estudada neste encontro foi a 15 também do TP4 que aprofunda a leitura através do título o Mergulho no Texto, com a divisão seguinte: por que e para que perguntar dentro da leitura de um texto; A estrutura de um texto e quando lemos para aprender.
Neste momento foi bastante explorado a oralidade através dos textos de Ruth Rocha por meio da prática de leitura de seus poemas: o Reizinho Mandão, Bom dia todas as cores e A Escolinha do Mar. Também foi desenvolvido a atividade de ordenação de um texto sendo em seguida sugerida essa atividade para ser realizada em sala de aula com os alunos. Também foi explorado as atitudes e habilidade que um leitor deverá ter para ler para aprender que são: fazer leitura lenta; realizar releituras; fazer anotações; buscar a estrutura do texto vemos a tipologia textual e seu gênero e fazer um bom resumo.
Os encaminhamentos e orientações para a realização do projeto foram feitos, bem como discutido com estão os portifólio de cada cursistas e relembrado que deverão realizar a lição de casa sugerida nesta unidade.


RELATÓRIO DO FORMADOR


Formadores: Elienai Rodrigues Bento / Francisco Xavier Alves Nunes
Município: Viçosa do Ceará
Turma: “A ” , “B” “C” e “D”
Número do encontro: 08
Datas: 03 e 05/122009
Horário: 18:00 às 22:00 (QUINTA) 7:30 ás 11:30 (SÁBADO)
Número de cursistas: 44(QUINTA) e 52 (SÁBADO)

Na Unidade 16 ainda do TP4 foi explorado o assunto da produção textual com suas crenças, teorias e fazeres; o ensino da escrita como prática comunicativa e o seu desenvolvimento comunicativo. Discutiu-se bastante a importância da leitura e da escrita na vida de cada um e o que levam aos outros indivíduos, dando enfoque a função da escrita de poder levar ao leitor novos conhecimentos, aperfeiçoar os já adquiridos e de ser um instrumento que age sobre o leitor e/ou interlocutor para dirigir, informar, persuadir etc. Ressaltou-se as 04 hipóteses da pedagogia da escrita, dando enfoque a contribuição que cada uma tem na função da escrita, não como determinantes, mas como contribuintes.
Nas atividades práticas com os professores foram realizadas atividades de produção textual em diversas situações, considerando a hierarquização das dimensões dos gêneros e tipologias textuais, levando em consideração toda sua estrutura. Também foi explorado e realizado atividades com o uso do dicionário destacando sua importância e relevância dentro de uma sala de aula.
Portanto as atividades realizadas e discutidas neste encontro foram bastante proveitosa, os cursistas mais uma vez demonstraram sua capacidade de criação e exploração de testos e formas de escrita que poderão servir como ponto norteador em suas ações em sala de aula.


OBSERVAÇÕES GERAIS:


Em todos os encontros é realizado avaliações das oficinas e/ou do formador. Feito os encaminhamentos de atividades para casa tanto do cursistas como com os seus alunos, onde estes deverão entregar no encontro posterior um relatório anexado às atividades desenvolvidas em sala de aula. Também é discutido como está sendo a aceitação do Gestar II na escola e pelos os alunos, vendo as dificuldades e críticas dos cursistas e o que este curso tem contribuído para a melhoria da aprendizagem.
Para facilitar a compreensão dos cursistas sempre é apresentação o conteúdo da unidade em estudo, em slides com atividade e exemplo que intensifique os conteúdos debatidos e facilite a compreensão de todos.

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