sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II
Tutora: Tânia Maria Borges Gomes Dassow Dias
Formadores: Elienai Rodrigues Bento / Francisco Xavier Alves Nunes
Disciplina: Língua Portuguesa
Município: Viçosa do Ceará

RELATÓRIO DA AULA INAUGURAL

Somos conhecedores de que existem fatores diversos que dificultam o desempenho de tarefas voltadas à formação contínua. Dificuldade essas de natureza física, humana e naturalmente financeira que obstaculizam o desejável sentido de atender as necessidades de formação e o de aceitação de programa novo que por sua é sempre temido, por acharem muitas vezes que poderão em vez de facilitar, dificultar mais ainda aprendizagem. Porém quando engajados nesses programas essa visão de que não poderá contribuir desaparece e o gosto e envolvimento nas ações se expandem.
Desde que aderiu ao programa o município de Viçosa do Ceará sentiu que este Programa Gestão de Aprendizagem Escolar – GESTAR II, muito iria contribuir para a aprendizagem de nossos alunos, bem como melhorar a formação dos professores que iriam adquirir maiores conhecimentos e modos diferentes de aplicarem as atividades junto aos seus alunos.
A aula inaugural aconteceu dia 11/08/2009 com a presença da Secretária de Educação, diretores, coordenadores pedagógicos e professores futuros cursistas, no Auditório do Patronato Tenente Ângelo de Siqueira Passos na referida cidade, perfazendo um total de aproximadamente 200 pessoas. Neste momento tivemos a fala da Secretária Andréa Santos Fontenele Rocha, da coordenadora pedagógica do Gestar II do município e dos formadores. A coordenadora pedagógica do Gestar II, explicou e demonstrou através de slides toda a estrutura do curso e sua composição material. Em seguida foi realizada a inscrição oficial dos futuros participantes do programa.
Os cursistas foram informados datas prováveis de cada encontro e os dias em que aconteceria cada encontro, já ficando marcado a data e local da primeira aula que e a entrega de material. Encerrados os trabalhos analisamos que os interessados demonstraram muitas expectativas e curiosidades.

RELATÓRIO GERAL - GESTAR II

Hoje vivemos um momento de mudanças educacional que se caracterizam pela valorização do docente, onde este precisa ser encorajado a usar de sua inspiração e criatividade para ampliar seus saberes tornando-os mais autônomos, íntegros e com maior responsabilidade.
O Gestar II como sendo um Programa de Formação Continuada para professores dos anos finais do ensino fundamental, veio de encontro aos anseios e necessidades dos professores da rede pública municipal de Viçosa do Ceará, pois há tempos que estes sentiam necessidades de cursos que contribuíssem para seu crescimento pessoal e profissional.

Tendo seus objetivos voltados à melhoria do processo ensino-aprendizagem, para o aperfeiçoamento da autonomia do professor na sua prática pedagógica e para o desenvolvimento de um trabalho baseado em habilidade e competências, seus conteúdos contribuirão para o crescimento profissional de cada professor e para a melhoria da aprendizagem de seus alunos com aulas que os estimularão o gosto pela leitura.

Sendo realizado por meio de uma formação de reflexão sobre questões teórico-práticas por meio de estudos semipresenciais, facilita para os professores que passam a ter oportunidade de realização de estudos em momentos presenciais e à distância. Seus encontros para estudos presenciais são de grande valor, visto que sua metodologia apresenta aulas dinâmicas, inovadoras e prazerosas e que conduzem sugestões e encaminhamentos para a aplicação das atividades em suas salas de aulas.

Dentro da área de língua portuguesa seus conteúdos visam propiciar aos alunos o desenvolvimento das habilidades de compreensão, interpretação e produção dos mais variados textos, tornando-os cidadãos conscientes capazes de expressar-se criticamente em relação à sociedade em que estão inseridos introduzindo a apreciação a diversas culturas letradas.


Os nossos encontros presenciais têm acontecido quinzenalmente com uma turma na quinta-feira à noite com 23 cursistas e outra no sábado pela manhã com 30 cursistas. Nesses encontros tiramos dúvidas dos cursistas estudamos e revisamos o material dos TPs bem como refletimos sobre as atividade dos AAAs.
Temos os momentos de discussão onde cada cursista relata como os trabalhos estão acontecendo em sua escola, falando de suas dificuldades e acertos e o que tem melhorado na aprendizagem do aluno a partir da implantação desse programa. Também encaminhamos outras sugestões de atividades didáticas que possam contribuir na aprendizagem dos alunos.
Estamos convictos de que as competências de caráter pedagógico junto ao conjunto de ações oferecidas estão promovendo partilha de saberes, envolvimentos maiores nos trabalhos e melhoria na aprendizagem, tanto dos alunos como na prática de seus professores, pois os relatórios apresentados têm mostrado resultados significativos nos resultados de aprendizagem.

RELATÓRIO DO FORMADOR

Formadores: Elienai Rodrigues Bento / Francisco Xavier Alves Nunes
Município: Viçosa do Ceará
Turmas: “A ” , “B” “C” e “D”
Número do encontro: 01
Datas: 20 e 22/08/2009
Horário: 18:00 às 22:00 (QUINTA) 7:30 ás 11:30 (SÁBADO)
Número de cursistas: 44(QUINTA) e 52 (SÁBADO)


Como sendo o primeiro encontro de cada turma, visto que a aula inaugural teve esclarecimentos de forma mais global, neste momento foi entregue o material a cada cursistas; realizada uma breve apresentação de toda sua composição deixando a cada cursista a curiosidade e o desejo de explorá-lo de modo bem aprofundado e que pudessem concluir de que muito irá contribuir para a aprendizagem dos seus alunos.
Neste momento os cursistas demonstraram preocupação e muitas expectativas em relação ao curso.
Seus maiores questionamento foi em relação ao número de atividades propostas para aplicação na sala de aula com os seus alunos.
As primeiras atividades do TP3 foram dirigidas à aplicação com os cursistas, bem como solicitado que fizessem leitura do material para maiores esclarecimentos de sua estruturação.
Para maior aprofundamento do curso foi sugerida a leitura aprofundada do Guia Geral, para melhor compreensão de todo o conteúdo a ser estudado decorrer do curso. Todos mostraram interesse, empenho e compromisso na execução das atividades aplicadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário