segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Segundo Encontro da Formação em Irauçuba

Relatório do Segundo Encontro do Gestar II em IRAUÇUBA
Programa Gestão da Aprendizagem – Gestar II
Formadora De Língua Portuguesa: Raquel Lopes Braga


Retomamos o segundo encontro no dia dezenove de setembro. Demos início com uma dinâmica muito divertida: tarefa oculta. A mesma consiste em esconder tarefas embaixo da carteira e cada participante procura e aquele que tiver irá executar o que se pede. Foi um momento de muita descontração.
Em seguida lemos uma mensagem que tem como tema: A Filha de um Advogado, e refletimos sobre a mesma, que questiona a profissão de professor. Só então demos início as atividades do Gestar com a primeira Oficina, na qual tiramos todas as dúvidas que ainda tinha a respeito do tema abordado nas unidades 09 e 10 que era: Gêneros Textuais Em seguida fiz um sorteio de cinco cursistas para fazerem os relatos de suas experiências nas suas respectivas escolas. Foi um momento maravilhoso, Houve bastante questionamentos, permitindo dessa forma que os professores cursistas pudessem tirar dúvidas e pois pude detectar o compromisso e a seriedade com que eles estão levando a transposição didática para sua sala de aula. Recebi então os demais relatórios com as atividades em anexo dos demais cursistas já que não dispúnhamos de tempo para ouvir os demais. Terminado este primeiro momento passamos para a tarefa seguinte que foi uma avaliação diagnóstica que passei para eles com questões objetivas e com conteúdos vistos no dia-a-dia do professor de Língua Portuguesa e algumas questões sobre o novo acordo ortográfico. Passamos então ao estudo das unidades seguintes (10 e 11) que tem como tema: Tipos Textuais. Passei um slide apresentando um breve resumo do que iríamos estudar e em seguida fomos para um estudo mais aprofundado em grupos. Cada equipe leu, preparou e apresentou propostas, metodologias de como trabalhar os tipos textuais em sala de aula. Depois dei as orientações para a próxima oficina, a lição de casa que eles deveriam trazer na próxima aula, sugeri um texto de referência do TP3 para estudo e marquei visitas em quatro escolas. Falei da Avaliação de entrada que os alunos iriam fazer e imaginamos algumas formas alternativas para trabalhar com estes instrumentos ainda neste ano letivo. Por exemplo: usar todas as avaliações de leitura e compreensão de textos com as turmas de 9ª ano, como forma de preparação para a Prova Brasil e como eles deveriam proceder após os resultados obtidos, Por fim encerramos com uma avaliação do dia, onde cada cursista avaliou o encontro através de uma palavra. Sei que podermos seguir em frente em nossa caminhada na busca da melhoria da qualidade de ensino no nosso município.

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