sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Sobral

Meu Trabalho
Introdução
Abertura
Fotos


GESTAR II , 1º AULA. 05 de outubro de 2009.
FORMADORA:ROBERVANDA ALVES PINTO
SOBRAL CEARÁ

Iniciamos com a apresentação dos tutores e nos colocamos para comentar acerca das expectativas que eles teriam sobre o programa.
A turma se apresentou, dizendo algo sobre seu trabalho, turmas que leciona e escola que trabalha. Foi lido em grupo de cinco pessoas o poema Arvore,do escritor Thiago de Mello, para reflexão.
Os cursistas fizeram a compreensão do poema e as palavras foram as seguintes: Que o menino de que falava o poema estava no estágio de ser arvore para seu irmão, e nesse estágio de se arvore ele se viu como um servo para todos os seres vivos que dele se aproximavam.
Que ele aprendeu mais de se santo do que com o padre na missa, que aprendeu mais de o que é ser arvore do que o que tinha sido ensinado na escola.
A leitura introdutória com o material foi do guia geral, mas de maneira superficial, fazendo uma explanação dos volumes.
Quais as expectativas para o gestar II?
As respostas tiveram uma concordância quando ressaltaram que o foco maior era a aprendizagem e o aperfeiçoamento dos conhecimentos.
Iniciamos o estudo da TP 3, com o conhecimento intuitivo de gêneros e ressaltaram a importância do trabalho com os gêneros textuais. Outro ponto que os cursistas comentaram foi o melhoramento da prática pedagógica, pois ainda não tínhamos uma proposta de trabalho com o ensino das séries finais. As atividades dos cadernos do aluno foram explicadas para a sua execução. A avaliação se deu de forma escrita e foi unânime quando comentaram sobre a parte dinâmica da abordagem dos conteúdos.Gostaram do perfil do tutor,modéstia parte e fiquei satisfeita com isso.

2º DIA DE ENCONTRO DO GESTAR II

Exibição de uma mensagem em homenagem ao dia do professor , como todos os mestres tem as suas queixas, houve alguma deixas a respeito da profissão,acerca dos problemas e dificuldades.
A aula começou com o trabalho com os gêneros poema, receita, biografia, anúncio e notícia, com a turma dividida em grupos de quatro componentes.Eles fizeram a leitura dos gêneros na T3 e logo em seguida,a discussão sore os textos.
• A produção dos trabalhos foi em cartazes, de acordo com a sudivisão dos gêneros e após a apresentação de cada um,fazíamos a exposição dos pontos em destaque ,feita principalmente por mim.
• O dado de que quem escreve ,sempre o faz para quem lê,foi conciliado também com a maneira de tratar a informação,onde vai circula ,em que gênero,e tipo de linguagem.
• A apresentação dos trabalhos foi organizada por equipes e cada uma abordou um gênero. A transmutação de um gênero em outro, também ocorreu, por exemplo, uma receita funcional em literária.
• O relatório de um dos cursistas: Na primeira aula que tivemos,estudamos o conhecimento intuitivo de gêneros da TP 3.Começamos observando cinco imagens que demonstravam imagens de pessoas em atividade,o objetivo era demonstrar a noção de trabalho,através de leitura e imagens, como também respostas do exercício. Analisamos também os gêneros, biografia,receita,anúncio e interpretamos.
Na segunda aula, estudamos as competências sócio comunicativas,assim como seus elementos, propósito, formato e suporte. Analisamos os textos A cigarra e a formiga-a boa e a má e observamos as características individuais dos textos aquelas que lhes são comuns. A apresentação das equipes foi satisfatória porque todos se empenharam tanto na maneira de se expressar quanto na atenção.

AS UNIDADES 9 E 10
19 DE OUTUBRO DE 2009

Tinha uma pedra no meio do caminho, foi o poema de Drummond que abriu a aula do dia 13 de outubro de 2009,com a declamação do poema pelos próprios cursistas.Duas equipes fizeram a apresentação e depois uma reflexão sobre o tema pedra no caminho.Houve uma retomada do conteúdo trabalhado anteriormente e iniciada a temática poema e cordel.
Levei uma pequena coletânea de cordéis, alguns livos de poemas para um momento com a leitura.Comentei a respeito de uma obra de João Cabral de Mello Neto, que toda uma historia nada em versos.Distribuí alguns poemas para serem lidos e comentados sobe os escritores,alguns falaram sobe Patativa,Pablo Neruda,Cecília Meireles,Vinicius e Drummond,como também a linha de tema trabalhado.
A realidade das turmas foi conversada sob o ponto de vista do estímulo com a leitura e a forma de trabalhar com os gêneros textuais. Todos concordam quando o melhor assunto a ser trabalhado é poesia.
Os grupos se revezaram com a apresentação de poesia e teve um cursista que se declarou um poeta e prometeu declamar sua poesia nos próximos encontros.A turma leu os textos em equipe e destacou os tópicos que mais lhe chamou atenção na unidade 10, sobre cordel e poemas.
As equipes apesentarm os textos,Lavadeiras de Moçoró e o poema E AgoraJosé e os textos não literários de maneira expressiva.

ATIVIDADES DOS CURSISTAS E ALUNOS
O AVANÇANDO NA PRÁTICA E LIÇÕES DE CASA

O texto mais escolhido para o trabalho com o Avançando foi a biografia de Drummond,e os cursistas trouxeram algumas atividades,como a biografia de um aluno que desejo transcrever:
''Júnior Vasconcelos,nasceu em 1997,na cidade de Sobral,seus pais se chamam Zezinho e Lurdinha,ele tem duas irmãs Aline e Eveline.Aos 3 anos Júnior teve um problema de estômago causado por uma semente de melancia que ele engoliu.Também Júnior estava com um começo de pneumonia.Seu pai vendeu a que tinha e o que não tinha para fazer a cirurgia do seu filho,pois do contrário, ele morreria.
Júnior hoje mora em Sobral,tem 12 anos, gosta de animais , tenho 2 cachorros,um poodle e um mestiço. E assim leva sua vida,alegre e feliz,apesar das sequelas que ficou desse fato. Ele é estudante do curso de inglês, no primeiro semestre.'
ESCOLA:Paulo Aragão
Aluno:José Roberto de Sousa Vasconcelos Júnior.

Data:14/10/2009
Profº: Iara Renata Dias.



O RELATÓRIO DA ATIVIDADE COM O AVANÇANDO NA PRÁTICA
Professora Iara Renata.

A biografia foi produzida pelos alunos do 6º ano da escola Paulo Aragão e para compreender melhor expliquei o gênero e a atividade proposta pelo programa Gestar.Logo de inicio os alunos fizeram muitas perguntas ,das quais ia tirando as dúvidas,como também sobre o texto.Fiz a predição do que sabiam sobre o gênero biografia,pelo que ia anotando no quadro.Em seguida expus os critérios a serem observados num texto biográfico.
Além da explicação sugiram novas dúvida,mas foi tudo reexplicado através da modelagem do texto.Sugeri então que produzissem uma biografia,daí fui monitorando o trabalho com o gênero,enfatizando o uso da terceira pessoa do discurso.Quando concluído o trabalho,fiz a seguinte avaliação das atividades:a dificuldade encontrada foi por falta de contato com o gênero,a barreira que encontram em falar de si mesmos,a estrutura do texto.
Com o texto finalizado, foi feita a correção e apresentação.


RESUMO DO TEXTO
MARIA ABIGAIL GONÇALVES
ESCOLA LEONILIA GOMES PARENTE

GÊNEROS TEXTUAIS:DEFINIÇÃO E FUNCIONALIDADE
Luis Antônio Marcuschi.


1. GÊNEROS TEXTUAIS COMO PRÁTICAS SÓCIO-HISTÓRICAS.
Os gêneros caracterizam-se como eventos textuais altamente maleáveis, dinâmicos e plásticos, surgem a necessidades e atividades socioculturais, bem como na relação com inovações tecnológicas ao se considerar a comunicação estrita de gêneros textuais.
Os gêneros textuais caracterizam-se por suas funções comunicativas, cognitivas e institucionais do que por suas peculiaridades lingüísticas e estruturais.

2. NOVOS GÊNEROS E VELHAS BASES.
De acordo com Bakhtin (1997) a “transmutação” dos gêneros e na assimilação de um gênero por outro e na assimilação de um gênero por outro, gerando um novo. A tecnologia favorece o surgimento de formas inovadoras, mas não absolutamente novas. Esses gêneros também permitem observar a maior interação entre os vários tipos de semioses: signos verbais, sons, imagens e formas em movimento. A linguagem dos novos gêneros torna-se cada vez mais plástica, assemelhando-se a uma coreografia e, no caso das publicações, nota-se uma sistemática dos formatos de gêneros prévios para objetivos novos. Como certos gêneros já têm um determinado uso e funcionalidade, seu investimento em outro quadro comunicativo e funcional permite enfatizar, com maior vigor, os novos objetivos .
É bom salientar que embora os gêneros textuais não se caracterizem nem se definam por aspectos formais, estruturais ou lingüísticos, e sim por aspectos sócio-comunicativos e funcionais, isso não quer dizer que estejamos desprezando a forma. É claro que há distinções bastante claras quanto aos dois gêneros sob o ponto de vista de suas classificações, num primeiro momento podemos dizer que a consideração é o predomínio de formas ou funções para a determinação e identificação de um gênero.

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